cuidados no transito - repassado por Ivan Evaldo Kussler - Ivam Evaldo Kussler
Dica
O fim de anos está chegando? Férias com toda a família? Já sabem para onde ir? No entanto, antes de colocar o pé na estrada é preciso dar atenção a alguns cuidados para que a diversão seja realmente diversão, e não em problemas inesperados. Por isso, para que você tenha apenas momentos de alegria com sua família e amigos é preciso conferir toda a documentação da família, sobretudo, do veículo verificando se está tudo em dia. Além destes é preciso fazer uma boa checagem em um posto de combustível ou mecânico de confiança, mas caso alguém da família tenha conhecimento sobre o veículo esta análise geral sairá bem mais em conta. É de grande importância também a verificação das lâmpadas e faróis, certificar de que todas as ferramentas necessárias (chave de roda, macaco, triângulo de sinalização e extintor de incêndio) estejam no interior do veículo. Além disso, deve verificar se os cintos de segurança estão adequados para utilização.
Há casos em que é necessária a contração de profissionais para a checagem de freios, parte elétrica do veículo, e fazer caso esteja no período estabelecido o alinhamento e balanceamento do mesmo. Também não se deve esquecer-se de calibrar os pneus, inclusive o estepe, sendo que se os pneus estiverem carecas, saiba antes de viajar é de grande importância trocá-los. Esta dica logo acima também é válida para motos, sendo que tanto o motociclista quanto o indivíduo que estiver na garupa necessitam utilizar itens de segurança, ou melhor, capacetes certificados pelo Imetro.
Sem exceção, todas estas checagens contribuem para uma segura viagem, sendo que uma vez dentro da rodovia os cuidados deverão ser outros, como: dirigir sempre com respeito e atenção em relação às Leis de trânsito, redobrar a tenção quando em tempo adverso como a neblina, no qual não é indicado ligar o pisca alerta, pois você poderá dar a impressão ao motorista de trás que seu veículo está parado. Lembre-se sempre de que é melhor prevenir do que remediar.
fonte de onde foi retirado: http://www.blogdicas.net/dicas-para-viajar-com-seguranca/